terça-feira, 12 de maio de 2015

The Upshot e a tendência do jornalismo explicativo

     Em 2008 um americano chamado Nate Silver, desenvolveu em seu site FiveThirtyEight (538) um tipo de análise explicativa, seu foco eram notícias sobre a política, economia e esportes. O blog chamou a atenção pelas análises feitas das eleições presidenciais norte americana realizada naquele ano. Silver foi um dos pioneiros no desenvolvimento dessa tendência que teve como novo proprietário do veículo em 2013 a ESPN.
      Nesse momento a tendência tem sido o Upshot, desenvolvido pelo jornal The New York Times, o projeto tem como principal objetivo ajudar pessoas a entenderem temas complexos a partir da análises de notícias e visualizações de dados. Explicar as reportagens do jornal, com mais detalhes para quem não teve o entendimento de uma notícia mais incompreensível, com mais detalhes e de uma forma mais explicativa, o site baseia-se em suas fontes e em dados necessários para a montagem da notícia. O editor David Leonhardt pela sua página do Facebook fez algumas postagens explicando o fundamento do site.
     A parte política, é um assunto que sempre existira interessados no mundo, porem muitas vezes em notícias vagas de algum veículo (embora The New York Times busque sempre expor a matéria da melhor forma, segundo seu editor), nem sempre é do entendimento de todos os fatos ocorridos e publicados. Sendo assim necessário basear se em gráficos, estatísticas e fontes para poder provar qualquer porcentagem ou fato ocorrido, o que nem sempre fica bem desenvolvido em uma matéria, mas que no site já existe uma forma mais simplificada e completa para se entender.
     O chamado jornalismo explicativo (no inglês, explanatory journalism) tem como desenvolvimento somente dos Estados Unidos, esse novo método ainda não tem força no Brasil, mas podemos esperar que em breve essa nova técnica seja incluída em nosso jornalismo, já que aparentemente é uma ótima ferramenta para os leitores que querem ter maior conhecimento dos fatos e de seus desenvolvimento.
     A intenção desses novos sites é manter um jornal explicativo, são vários modelos mas todos tem o mesmo fundamento, para que cada vez mais as pessoas possam estar por dentro do que acontece no mundo, sem que haja alguma dúvida sobre algum assunto especifico.
     Além dos citados acima, posso compartilhar com vocês alguns outros modelos, como o Datablog, site de um jornal tradicional britânico – The Gardian, que começou a se desenvolver em 2010 baseando se também segundo seu editor em dados acessíveis e de fácil entendimento do público. Ao decorrer dos anos, o jornal também tradicional Washington Post, por exemplo, lançou o Wonkblog, que tem como foco a parte dos gráficos nas explicações de temas jornalísticos. 
     Acredito que esse tipo de blog, site ou como quiser chama-lo é de grande importância não só para leitores comuns, mas também para nós estudantes de jornalismo ter uma noção de como pode ser feito um jornalismo explicativo, já que no Brasil muitas vezes a notícia não se baseia em reais acontecimentos ou em mínimos detalhes, o leitor precisa de detalhes importantes da notícia para além de participar da informação com mais confiança, poder se prender a matéria e não precisar procurar outras fontes. O que traria benéfico não só ao leitores mas também aos meios de comunicação que hoje em dia procuram cada vez mais jornalistas que agreguem profissionalismo em suas matérias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário